FAQ e dúvidas (imprensa e profissionais da área)

 Os oito tópicos abaixo visam esclarecer as dúvidas e perguntas mais frequentes em relação a mim e minha carreira. Agradeço a leitura.

1-Por favor, evitem colocar-me junto e na leva de “desenhistas Brasileiros que trabalham lá fora.”
2-Morei na França durante minha infância, o que faz toda a diferença, recebi em 97 um e-mail da esposa do próprio Franquin (maior autor da Europa) elogiando meu trabalho. Não publico lá porque pagam em euro.
3-Segundo profissionais de lá, sou o único latino-americano a desenhar exatamente nesse estilo.
4-Meu trabalho tem recebido elogios de pessoas importantíssimas dessa área na França e na Bélgica ( Numa Sadoul- biógrafo do Hergé-Raoul Cauvin, o papa da Franco-Belga e tantos outros.)
5-Participei ainda este ano de uma homenagem ao Astérix, junto com os maiores autores da Bélgica, sendo o único brasileiro a participar tanto do festival quanto do álbum.
6- Não, meu trabalho não é voltado ao publico infantil. Isso se deve a uma confusão que os jornalistas brasileiros. Existe um crença, no mercado brasileiro, de que se não for desenho naturalista, realista, é para criança. É um erro.
7- Publiquei ( e lá vai mais uma coisa que só eu como brasileiro fiz) em 2012 um álbum sobre a política francesa, uma sátira ao partido socialista francês colocando o Hollande na capa, fato que se confirmou em realidade.
8- Não, não agencio autores brasileiros para a Europa. E não pego mais nada desse tipo para fazer pois a experiência tem sido desastrosa.Já tive editores me pedindo para que eu falasse com esses autores para que eles parem de mandar material. Quase todos os que mandam material para lá,os caras me avisam, e reclamam.

Ricardo Manhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento GOTHIC GIRL no BRASIL - Livraria Nobel

Aconteceu neste sábado, dia 13, o lançamento, no Brasil, das histórias em quadrinhos da GOTHIC  GIRL. O evento foi uma parceria entre o aut...